quinta-feira, 7 de maio de 2009
Diferenciando Tipologia Textual de Gênero Textual !
Após a aula do dia 30/04 , surgiu para nós uma pesquisa sobre a diferença entre tipologia textual e gênero textual.
Recorrendo ao google (risos), fiz uma breve pesquisa sobre o tema que me destinou aos seguintes resultados:
Onde Tipologia textual é a forma como um texto se apresenta. As tipologias textuais existentes são: descrição, narração,dissertação,exposição,injunção,diálogo e entrevista.
Travaglia define Tipologia Textual como aquilo que pode instaurar um modo de interação, uma maneira de interlocução, segundo perspectivas que podem variar. Essas perspectivas podem, segundo o autor, estar ligadas ao produtor do texto em relação ao objeto do dizer quanto ao fazer/acontecer, ou conhecer/saber, e quanto à inserção destes no tempo e/ou no espaço. Pode ser possível a perspectiva do produtor do texto dada pela imagem que o mesmo faz do receptor como alguém que concorda ou não com o que ele diz. Surge, assim, o discurso da transformação, quando o produtor vê o receptor como alguém que não concorda com ele. Se o produtor vir o receptor como alguém que concorda com ele, surge o discurso da cumplicidade. Tem-se ainda, na opinião de Travaglia, uma perspectiva em que o produtor do texto faz uma antecipação no dizer. Da mesma forma, é possível encontrar a perspectiva dada pela atitude comunicativa de comprometimento ou não. Resumindo, cada uma das perspectivas apresentadas pelo autor gerará um tipo de texto.
Logo a tipologia textual encontra-se ligada a como o autor deseja se comunicar , ou seja , à estrutura e forma do texto, definidos por traços lingüísticos próprios.
Gênero de texto refere-se às diferentes formas de expressão textual.
Segundo, Travaglia o Gênero Textual se caracteriza por exercer uma função social específica. Para ele, estas funções sociais são pressentidas e vivenciadas pelos usuários. Isso equivale dizer que, intuitivamente, sabemos que gênero usar em momentos específicos de interação, de acordo com a função social dele. Quando vamos escrever um e-mail, sabemos que ele pode apresentar características que farão com que ele “funcione” de maneira diferente. Assim, escrever um e-mail para um amigo não é o mesmo que escrever um e-mail para uma universidade, pedindo informações sobre um concurso público, por exemplo.
Os gêneros textuais englobam todos os textos produzidos pelo usuário de uma língua e tornam-se notáveis pelas características sócio comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.
Ou seja , em cada gênero textual encontra-se um tipo textual, e ao gênero atribui-se como principal característica a função comunicativa que ele apresenta.
Esta pesquisa me esclareceu em vários aspectos, porém surgiram algumas dúvidas sobre gêneros textuais, pois mesmo lendo em várias fontes ainda ficou meio confunso para mim.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário