quarta-feira, 17 de junho de 2009

Impressões sobre o Texto 3 e 4.




Bem, nesta postagem vou evidenciar meus entendimentos sobre os textos 3 e 4 após leitura e discussão de ambos.


Texto 3- Contexto de Alfabetização na aula de Ana Teberosky e Núria Ribeira e

Texto 4- Práticas linguagem e alfabetização inicial na escola: Perspectiva Sociolingüística de Erik Jacobson.


O texto 3 inicia-se considerando que as crianças ao entrarem na escola possuem conhecimentos prévios e que estes devem ser valorizados e desenvolvidos. E para ratificar essa ideia é apontado duas orientações teóricas: a construtivista que se situa na maturação biológica da criança, onde ela pode construir o conhecimento em qualquer circunstância, focalizado no cognitivo e a orientação socioconstrutivista que considera que a criança vai obter aprendizado através da interação com o meio, família, objetos, figuras...

É interessante pontuar que o desenvolvimento da criança na alfabetização pode ser feita através da utilização dos diversos gêneros textuais, pois no momento em que a criança manuseia e cria associações entre figuras , imagens de rótulos, símbolos da TV e escrita, jornais , revistas, gibis, entre outros, pode estar sendo considerado um avanço no processo de alfabetização da criança, além de ser muito importante para o aluno.

Outro fator que também deve ser considerado é a condição sócio- econômica do aluno, já que um pode prover de inúmeros recursos em casa , porém este não pode ser um fator que vá influeniar de forma definitiva nesse processo e a escola pode suprir esta carência com atividades simples e dinâmicas que podem ser aplicadas no cotidiano como:

  • Exploração de textos jornalísticos.
  • Jogos que envolvam associação entre figuras e seus respectivos nomes.
  • História em quadrinhos onde os alunos possam participar recontando trechos.
  • Leitura de textos em voz alta para as crianças.
  • Perguntas sobre as hostórias para motivar a interpretação textual.
Obs.: As duas últimas podem ser feitas na escola e em casa.

Estas atividaddes propiciam a organização inicial dos pensamentos constituindo-se através da mediação dos professores e pais, vale destacar que a interação com a família também é de grande relevencia para se oter avanços progressivos nesse processo.

O texto 4 trata-se de uma ampliação do texto anterior , focalizando no bilingüístico, ou seja, traz como ideia que a formação inicial das crianças deve abarcar fatores culturais mais amplos, claro que deve-se ter como referncial sua cultura de origem , mas também deve ser promovido o conhecimento de outras culturas , contextos e práticas sociais.

É ressaltado também que o aprendizado de outros idiomas ou línguas, pois vai contribuir para o desenvolvimento da oralidade da criança, além de aproximá-la destas outras culturas, contribuindo assim para que ela tenha uma visão mais global do mundo.

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