sexta-feira, 31 de julho de 2009

Impresões sobre o Texto 6 !!


Texto- A construção do conhecimento sobre a escrita de Ana Teberosky e Teresa Colomer.

Nesse texto a autora têm como objetivo tratar da escrita sob o ponto de vista da criança que aprende a ler e a escrever. Ela analisa então como a criança constrói seu conhecimento no campo da linguagem escrita.


A análise começa a ser realizada a partir de uma das construções fundamentais em que todos nós passamos, a construção do "nome próprio", que se torna objeto de estudo, uma vez que é um elemento primordial da nossa escrita, além de ser elemento de curiosidade de qualquer criança. Durante a construção do seu nome a criança se depara com alguns conflitos, geralmente a criança faz uma leitura com segmentação silábica provocando conflito entre leitura e escrita, outro conflito acontece entre o momento de ler e o de escrever, levando a criança a ensaiar outras soluções para a escrita.


Todos esses conflitos que se dão durante o processo de descoberta da criança, não passam por elas de forma passiva , elas constroem hipóteses e estas são analisadas cuidadosamente pela
autora.


A partir do princípio de quantidade mínima e variedade mínima de caracteres, a criança distingue os diferentes tipos de texto e formas de leitura. Elas fazem uma diferenciação dos textos entre "somente um grupo de letras" e "aquelas que servem para ler", quando reconhecem nesses textos alguma intencionalidade comunicativa. Essa atribuição de intencionalidade comunicativa é um conhecimento que faz parte da alfabetização inicial e nos indica que as crianças compreenderam algumas características que derivam do fato de a escrita ser um sistema simbólico com significado lingüístico.


Inicialmente, para as crianças, o sistema alfabético tem como função dar nomes para as pessoas e objetos e depois com o desenvolvimento do processo de alfabetização a criança compreende que a escrita pode representar ações e somente posteriormente que partículas gramaticais, como artigos , preposições, pronomes, etc., possam ser escritas de maneira independente. Em determinada fase do processo de alfabetização, a criança faz uma análise interna da sílaba passando então para a escrita silábico-alfabética. Posteriormente, a criança fará uma representação exaustiva e sistemática de todos os componentes sonoros da escrita alfabética.


O texto evidência que a leitura e escrita existem fora da sala de aula, e as crianças não são aprendizes passivos, não copiam os modelos adultos que estão ao seu redor, nem esperam ir à escola para começar o processo de aprendizagem da leitura. Então para que sejam facilitado o desenvolvimento desse processo, é necessário que se tenham ambientes ricos em leitura e os adultos atuem como facilitadores desse processo, buscando entender cada fase e cada descoberta da criança. Portanto, aprender sobre as funções da escrita é parte integrante do processo de aprendizagem da leitura e da escrita, bem como o é aprender sobre suas formas.

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