domingo, 2 de agosto de 2009

Síntese Conclusiva!!!


Bem chegamos então ao fim de mais uma disciplina e do portfólio enquanto exigência da mesma, agora basta verificar-mos se atingimos nossos objetivos estabelecidos no início do semestre.

Tendo como fio condutor o objetivo geral da disciplina de Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa I, que é : " Compreender os processos de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e oral na educação infantil". Ao final do nosso curso e de todo nosso trabalho, vejo que a disciplina conseguiu sim alcançar seu objetivo com êxito.

Através dos textos e das discussões tidas em sala de aula, vimos que o processo de desenvolvimento da leitura e escrita da criança, inicia-se muito antes da mesma freqüentar a escola e quais são as fases e dificuldades por qual elas passam até para conseguir atribuir sentido à atividade conversacional e o prosesso de leitura e escrita.

É importante destacar também, que para facilitar que a criança domine a leitura e escrita, é necessário que ela faça parte de um ambiente provido por diversos suportes de textos e que principalmente o professor/educador compreenda as fases que a criança vai passar, as dificuldades que ela vai se deparar ao longo do processo e respeitar sua descobertas valoizando-as, fazendo papel de facilitador do conhecimento, procurando ter uma prática pedagógica apropriada para cada momento em que a criança passará.

A partir de tudo isto, posso dizer que saio dessa disciplina conhecendo bem mais sobre os processos em que as crianças passam até sua alfabetização, como também reconhecer que posso aplicar na minha prática e no meu dia-dia com as crianças que tenho contato, muitas coisas que li e discuti durante o curso. Saio desta disciplina muito satisfeita então com toda a metodologia, conteúdo e meu crescimento pessoal .

Sem comentários:

Enviar um comentário